Foco e Escopo

Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (RBERU) é uma publicação oficial da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER). A revista tem por objetivo publicar trabalhos de alta qualidade e que representam contribuição científica no campo da ciência regional, com ênfase para estudos sobre a realidade brasileira. Também são bem-vindos trabalhos sobre a realidade de outros países. A revista recepciona artigos que apresentem rigorosa fundamentação teórica e aplicação de métodos e modelos empíricos, nos quais as dimensões regional ou urbana são incorporadas como elemento relevante do desenvolvimento econômico.

Considerando a interface regional e urbana, os temas de interesse da revista, de forma não necessariamente exclusiva, são: teoria, métodos e modelos; localização e concentração das atividades econômicas; econometria e análise estatística espacial; crescimento e desenvolvimento regional; crescimento e desenvolvimento urbano; infraestrutura; estudos metropolitanos; meio ambiente e recursos naturais; turismo e indústrias culturais; uso da terra no espaço urbano e rural; empreendedorismo e inovação; políticas sociais e pobreza; mercado de trabalho; e finanças públicas.

A revista é publicada trimestralmente pela ABER – Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (www.brsa.org.br).

 

Processo de Avaliação

Os artigos submetidos para a revista são avaliados por pelo menos dois consultores 'ad hoc' no sistema de duplo anonimato. Com base nos pareceres, o Comitê Editorial aceitará, rejeitará ou solicitará alterações no artigo submetido. No caso de pareceres conflitantes, os artigos são avaliados por um terceiro consultor.

Inicialmente, a equipe editorial verifica a conformidade do artigo com as normas de submissão e os editores avaliam a adequação do artigo com respeito a alguns requisitos que consideram importante que sejam atendidos para que o artigo esteja apto ao envio para a avaliação por pares. Nesta etapa, o artigo poderá ser rejeitado pelos editores caso seja avaliado que os requisitos abaixo relacionados não sejam satisfatoriamente atendidos pela submissão, tanto parcialmente quanto integralmente. Os autores são devidamente comunicados quanto a decisão no caso de rejeição nesta etapa.

  • Clareza do problema de pesquisa, hipóteses, justificativa e contribuição do trabalho na área de interesse da revista (ciência regional e/ou urbana).
  • Adequada caracterização da relevância do problema de pesquisa no contexto da literatura e da área de interesse da revista.
  • Rigorosa fundamentação teórico-empírica e revisão da literatura conectada com a ciência regional e urbana.
  • Adequação da estratégia da investigação empírica no contexto do problema e objetivos da pesquisa.
  • Referências atualizadas e conectadas com a literatura da área e/ou dialogando com as publicações da revista.

 

Periodicidade

A revista é publicada trimestralmente.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. O conteúdo publicado pela Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (RBERU) adota a licença Creative Commons CC-BY.

 

Fontes de Apoio

Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (www.brsa.org.br).