O PERFIL DA PAUTA EXPORTADORA DO BRASIL PARA O MERCOSUL, POR INTENSIDADE TECNOLÓGICA (2000-2014)

Autores

  • Rosangela Viegas Maraschin Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Angélica Massuquetti Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar o perfil da pauta exportadora do Brasil para o Mercosul, por intensidade tecnológica, no período 2000-2014. A metodologia empregada foi a revisão bibliográfica e a base de dados utilizada foi o AliceWeb (MDIC). A identificação das categorias de intensidade tecnológica seguiu a classificação de Pavitt (1984). Os resultados revelaram um perfil semelhante entre as pautas de exportação do Brasil para o mundo e para o Mercosul no que se refere à expansão do comércio de produtos primários, evidenciando o processo de reprimarização. No entanto, ressalta-se a dominância dos produtos intensivos em economia de escala no comércio entre o Brasil e o bloco sul-americano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosangela Viegas Maraschin, Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Mestre em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Angélica Massuquetti, Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Professora no Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Downloads

Publicado

2016-06-17

Como Citar

MARASCHIN, R. V.; MASSUQUETTI, A. O PERFIL DA PAUTA EXPORTADORA DO BRASIL PARA O MERCOSUL, POR INTENSIDADE TECNOLÓGICA (2000-2014). Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 129–149, 2016. Disponível em: https://www.revistaaber.org.br/rberu/article/view/121. Acesso em: 18 abr. 2024.
Share |