PERFIL TÉCNICO E ECONÔMICO DA FRUTICULTURA IRRIGADA NA MICRORREGIÃO DO CARIRI, CEARÁ

Autores

  • Kilmer Coelho Campos Universidade Federal do Ceará http://orcid.org/0000-0001-7752-2542
  • Francisco Dreno Viana da Silva Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Robério Telmo Campos Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

O agronegócio de frutas cearense é de fundamental importância para o País, pois o valor total das exportações corresponde a 11% das exportações brasileiras de frutas. Nessa perspectiva, enquadrou-se a proposta de identificar o perfil técnico e econômico da fruticultura irrigada na microrregião do Cariri no estado do Ceará a partir da identificação e do agrupamento de produtores homogêneos e da elaboração de um índice que represente o nível de dinamismo ou desenvolvimento de cada produtor do aglomerado local de fruticultura irrigada. Os dados coletados foram de natureza primária. Utilizou-se a técnica de análise fatorial para a definição dos fatores e a análise de agrupamentos para a formação dos grupos homogêneos. O desenvolvimento do aglomerado produtivo de fruticultura irrigada é sustentado por um grupo de produtores mais integrados e intensivos nos processos produtivos, tecnológicos e de capacitação desenvolvidos em termos locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kilmer Coelho Campos, Universidade Federal do Ceará

Professor Adjunto IV do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Francisco Dreno Viana da Silva, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Professor Assistente do Curso de Administração da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Robério Telmo Campos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor Titular do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Campus Pici e Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE – PIMES).

Downloads

Publicado

2016-09-16

Como Citar

CAMPOS, K. C.; DA SILVA, F. D. V.; CAMPOS, R. T. PERFIL TÉCNICO E ECONÔMICO DA FRUTICULTURA IRRIGADA NA MICRORREGIÃO DO CARIRI, CEARÁ. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 21–43, 2016. Disponível em: https://www.revistaaber.org.br/rberu/article/view/144. Acesso em: 26 set. 2022.
Share |

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)