A AGROINDÚSTRIA CANAVIEIRA E SEUS IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS NA REGIÃO CENTRO-SUL DO BRASIL

Autores

  • Carlos Eduardo Caldarelli Universidade Estadual de Londrina - UEL http://orcid.org/0000-0002-6739-7183
  • Claudia Perdigão Universidade Estadual de Londrina - UEL

Resumo

O protagonismo do etanol de cana-de-açúcar na geração de energia renovável no Brasil trouxe um intenso debate acerca da evolução da agroindústria canavieira no país e seus impactos. Dessa forma, este estudo tem como objetivo mensurar os impactos do referido setor sobre os indicadores de desenvolvimento humano dos municípios da região centro-sul do Brasil, para o período de maior expansão do segmento, 2005 a 2011. Para isso, foram utilizadas as ferramentas econométricas de análise de dados em painel e regressão quantílica. Os resultados apontam que existe relação estatística positiva entre a agroindústria canavieira na região em estudo e os índices de desenvolvimento utilizados neste estudo e que os municípios com baixos índices de desenvolvimento apresentam maior resposta à presença de usinas/destilarias para esse indicador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Caldarelli, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Professor Adjunto do departamento de Economia e do Mestrado em Econonomia Regional da Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Claudia Perdigão, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em Economia Regional pela Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Downloads

Publicado

2018-07-20

Como Citar

CALDARELLI, C. E.; PERDIGÃO, C. A AGROINDÚSTRIA CANAVIEIRA E SEUS IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS NA REGIÃO CENTRO-SUL DO BRASIL. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 35–50, 2018. Disponível em: https://www.revistaaber.org.br/rberu/article/view/257. Acesso em: 4 dez. 2022.
Share |

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)