Tourism and COVID-19: Regional Economic Impacts of Cancelling Carnival Celebrations in Brazil
DOI:
https://doi.org/10.54766/rberu.v19i4.1212Palavras-chave:
Carnival tourism, Input–Output analysis, Crisis managementResumo
Este artigo estima os impactos econômicos da não realização do Carnaval no Brasil em 2021. Sua contribuição é dupla: por um lado, analisa a relação entre a COVID-19 e o turismo de eventos no Brasil sob a ótica da gestão de crises; por outro, quantifica a magnitude desses efeitos por meio da metodologia de insumo-produto. Os resultados indicam que o cancelamento do Carnaval, motivado por razões sanitárias, gerou perdas econômicas para os estados anfitriões, decorrentes da redução no fluxo de turistas, da perda de R$ 650 milhões em arrecadação tributária e da eliminação de 200 mil oportunidades de trabalho. As atividades turísticas foram diretamente afetadas e concentraram os maiores impactos, com destaque para o setor de “Alojamento e serviços de alimentação”. Entre os estados analisados, Pernambuco apresentou os impactos econômicos negativos mais expressivos, evidenciando a relevância do Carnaval para sua economia local.
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