PREVISÃO DE INFLAÇÃO: UMA ANÁLISE PARA A REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA

Autores

  • Elano Ferreira Arruda Universidade Federal do Ceará
  • Antônio Clécio Brito Universidade Federal do Ceará

Resumo

A inflação é um importante indicador de bem-estar para a sociedade. Os processos inflacionários representam corrosão do poder de compra e aumento da variabilidade dos preços relativos, além de prejudicar o horizonte de previsão dos agentes econômicos. Apesar disso, poucos estudos se ocupam em selecionar mecanismos preditivos eficientes para esse indicador numa perspectiva regional. Portanto, para avaliar e selecionar um mecanismo para prever a inflação da região metropolitana de Fortaleza, o presente estudo compara previsões para a inflação mensal dessa região, no ano de 2014, geradas a partir de técnicas Naives, de modelos ARMA, VAR e da curva de Phillips num contexto regional. Os resultados indicam que a curva de Phillips se mostrou o melhor mecanismo para prever esse indicador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elano Ferreira Arruda, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Economia. Professor do Departamento de Economia Aplicada e Pesquisador do Programa de Pós Graduação em Economia CAEN/UFC

Downloads

Publicado

2017-03-30

Como Citar

ARRUDA, E. F.; BRITO, A. C. PREVISÃO DE INFLAÇÃO: UMA ANÁLISE PARA A REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 78–92, 2017. Disponível em: https://www.revistaaber.org.br/rberu/article/view/179. Acesso em: 19 abr. 2024.
Share |