ANÁLISE DE CONVERGÊNCIA ESPACIAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS: 1975-2003

Autores

  • Fernando Salgueiro Perobelli Coordenador do Mestrado em Economia Aplicada FEA/UFJF Bolsista de Produtividade CNPq – Nível 2 Faculdade de Economia e Administração Universidade Federal de Juiz de Fora Campus Universitário.
  • Pedro Guilherme Costa Ferreira Mestrando em Economia Aplicada FEA/UFJF Faculdade de Economia e Administração Universidade Federal de Juiz de Fora Campus Universitário.
  • Weslem Rodrigues Faria Mestrando em Economia Aplicada FEA/UFJF Faculdade de Economia e Administração Universidade Federal de Juiz de Fora Campus Universitário.

Resumo

Este artigo procura identificar possíveis mudanças de disparidade entre os municípios de Minas Gerais entre 1975 e 2003. Para tal, divide a análise em duas etapas. Na primeira utiliza o método da Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE) por meio da estatística I de Moran e por meio da análise de identificação de clusters. A estatística I de

Moran permite, por exemplo, avaliar o grau de correlação existente entre uma região e seus vizinhos considerando uma variável qualquer de interesse. Já a análise de clusters permite uma visualização simples da formação de um conglomerado de regiões próximas em um mapa que possuem valores semelhantes, ou seja, permite a visualização de clusters caso haja formação de algum. Na segunda implementa um modelo de convergência espacial para verificar se, no período de análise, as disparidades regionais aumentaram ou diminuíram. Os resultados indicam presença de autocorrelação positiva para todos os anos analisados e a formação de clusters significativos alto-alto e baixo-baixo em todos os anos. No que se refere à convergência, os resultados mostram que para o período 1975 a 2003 não existe convergência, ou seja, houve aumento das disparidades regionais no Estado de Minas Gerais. Já para o período de 1996 a 2003 existe convergência de pib per capta, ou seja, há uma diminuição das disparidades regionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-02-03

Como Citar

PEROBELLI, F. S.; FERREIRA, P. G. C.; FARIA, W. R. ANÁLISE DE CONVERGÊNCIA ESPACIAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS: 1975-2003. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 1, n. 1, 2015. Disponível em: https://www.revistaaber.org.br/rberu/article/view/5. Acesso em: 19 abr. 2024.
Share |