MIGRAÇÃO RURAL-URBANO, CAPITAL HUMANO E CRESCIMENTO DE CIDADES

Autores

  • Bruno Dutra Badia Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR/UFMG)
  • Rubens Augusto de Miranda Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR/UFMG) e Fundação Dom Cabral (FDC)

Resumo

No presente trabalho apresenta-se um modelo no qual a economia é dividida em uma região rural e uma urbana. Por suposição considera-se que a acumulação de capital humano ocorre apenas na região urbana. Assim, considerando que o progresso técnico é fruto da acumulação de capital humano, a cidade passa a ser o motor do crescimento econômico. No caso do modelo, observa-se que externalidades dinâmicas provenientes da acumulação de capital humano podem fazer o tamanho da cidade diferir do seu tamanho ótimo e que se a economia partir de um nível tecnológico suficientemente baixo esta permanecerá em uma armadilha do desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-02-03

Como Citar

BADIA, B. D.; MIRANDA, R. A. de. MIGRAÇÃO RURAL-URBANO, CAPITAL HUMANO E CRESCIMENTO DE CIDADES. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 1, n. 1, 2015. Disponível em: https://www.revistaaber.org.br/rberu/article/view/6. Acesso em: 29 mar. 2024.
Share |