Capacidade Transformativa e Crescimento Econômico: Uma Análise para os Municípios Brasileiros

Autores

  • Adilson Giovanini Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
  • Beatriz Vasconcelos Sabino Reis Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.54766/rberu.v15i1.731

Palavras-chave:

Capacidade transformativa., Instituições, Políticas produtivas, Econometria espacial, Municípios brasileiros

Resumo

Apesar da literatura de capacidade estatal defender a importância da Capacidade transformativa para o desenvolvimento econômico, não foram encontrados estudos na literatura de desenvolvimento regional que a diferenciassem das políticas de incentivo produtivo e das Instituições. Esse artigo desenvolve indicadores específicos de instituições e capacidade transformativa e utiliza a análise fatorial para elaborar dois indicadores de incentivo produtivo para 4.359 municípios brasileiros. Ferramentas de correlação e regressões espaciais diferenciam essas capacidades e identificam se elas resultam em maiores taxas de crescimento do PIB per capita. Os resultados mostram que parte significativa dos municípios exibem baixo desenvolvimento dessas capacidades, sendo elas observadas com maior frequência nos municípios das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. A sua presença resulta em taxas mais elevadas de crescimento econômico, inclusive para os municípios vizinhos, o que evidencia a importância das arenas de diálogo definidas pelo Estado em sinergia com a iniciativa privada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilson Giovanini, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil

Professor adjunto, Administração pública, Universidade do Estado de Santa Catarina, Balneário Camboriú

Beatriz Vasconcelos Sabino Reis, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil

Aluna de Iniciação Científica, Bolsa: PIPES/FAPESC, Administração pública, Universidade do Estado de Santa Catarina, Balneário Camboriú

Downloads

Publicado

2021-10-21

Como Citar

GIOVANINI, A.; REIS, B. V. S. . Capacidade Transformativa e Crescimento Econômico: Uma Análise para os Municípios Brasileiros. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 124–155, 2021. DOI: 10.54766/rberu.v15i1.731. Disponível em: https://www.revistaaber.org.br/rberu/article/view/731. Acesso em: 29 mar. 2024.
Share |