AGLOMERAÇÕES PRODUTIVAS DA REGIÃO SUL DO BRASIL E SUA RELAÇÃO COM A PRODUTIVIDADE INDUSTRIAL

Autores

  • Augusta Pelinski Raiher Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Matheus Justino Candido

Resumo

Este artigo busca analisar o efeito das economias de aglomeração (urbanização e especialização) na produtividade industrial dos municípios sulinos, entre os anos de 2001 e 2015. A hipótese é de que as economias de especialização e de urbanização, provenientes das aglomerações, podem acarretar ganhos de produtividade para cada município e seu envoltório. Para auferir tal objetivo, mensurou-se um índice de desenvolvimento da indústria (IDI), desenvolvido por Sabóia e Kubrusly (2008), e foram utilizados modelos econométricos via painel espacial, considerando os anos de 2001, 2005, 2010 e 2015. Como corolário, as economias de urbanização impactam na produtividade dos municípios sulinos, apresentando um efeito positivo até determinado porte municipal, a partir do qual se tem um efeito negativo. No caso das externalidades das aglomerações especializadas, não se identificou uma relação estatisticamente significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusta Pelinski Raiher, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Economia, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas, e do curso de economia da Universidade Estadual de Ponta Grosa

Matheus Justino Candido

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Economia da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Downloads

Publicado

2018-07-20

Como Citar

RAIHER, A. P.; CANDIDO, M. J. AGLOMERAÇÕES PRODUTIVAS DA REGIÃO SUL DO BRASIL E SUA RELAÇÃO COM A PRODUTIVIDADE INDUSTRIAL. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 17–34, 2018. Disponível em: https://www.revistaaber.org.br/rberu/article/view/255. Acesso em: 18 abr. 2024.
Share |