PERFIL SOCIOECONÔMICO DA POBREZA E RIQUEZA RELATIVAS NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS NO ANO DE 2010

Autores

  • Izete Pengo Bagolin Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. https://orcid.org/0000-0003-4325-7677
  • Marívia de Aguiar Nunes Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Economia da PUCRS

Palavras-chave:

Pobreza, Pobreza relativa, Bem-estar

Resumo

Considerando a diversidade de realidades econômicas e culturais existente na economia brasileira, e os desafios que essa diversidade impõe ao entendimento da pobreza, o objetivo deste artigo é investigar, a partir do conceito de pobreza relativa e da estimação de um modelo logit, (i) o perfil socioeconômico e as condições de bem-estar das pessoas relativamente pobres que vivem em municípios relativamente ricos e das pessoas relativamente ricas que vivem em municípios relativamente pobres; e (ii) identificar os fatores associados à condição de vida das famílias relativamente ricas e das famílias relativamente pobres do Brasil. Os resultados da pesquisa mostram que no intervalo entre R$ 198,00 e R$ 278,12 reais per capita mensais, as pessoas poderão ser classificadas como relativamente ricas ou como relativamente pobres, dependendo do município em que vivem, e enfrentarem privações distintas de bem-estar. Entre as pessoas relativamente pobres vivendo em municípios relativamente ricos, destaca-se a baixa escolaridade, ter nascido em outro município e não ter acesso à água tratada. As pessoas que são relativamente ricas nos municípios relativamente pobres têm maior chance de terem completado o ensino médio, mas não possuem vantagem em termos de acesso a esgoto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izete Pengo Bagolin, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

Doutora em Economia pela UFRGS, Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa, PT.

Marívia de Aguiar Nunes, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Economia da PUCRS

Economista, Mestre em Economia e Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Economia da PUCRS

Downloads

Publicado

2019-01-08

Como Citar

BAGOLIN, I. P.; NUNES, M. de A. PERFIL SOCIOECONÔMICO DA POBREZA E RIQUEZA RELATIVAS NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS NO ANO DE 2010. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 385–396, 2019. Disponível em: https://www.revistaaber.org.br/rberu/article/view/378. Acesso em: 29 mar. 2024.
Share |