UMA ANÁLISE ESPACIAL DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL DA MICRO E PEQUENA EMPRESA (IDMPE) DO PARANÁ

Autores

  • Wilhelm Eduard Meiners Universidade Positivo (UP)
  • Luiz Alberto Esteves Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Leonardo de Magalhães Leite Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • César Reinaldo Rissete SEBRAE/PR

Resumo

O Índice de Desenvolvimento Municipal da Micro e Pequena Empresa (IDMPE) foi elaborado para orientar as estratégias e políticas de desenvolvimento local, no âmbito da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Trata-se de índice sintético que serve ao diagnóstico das condições empresariais, mercadológicas e institucionais de cada município para favorecer o surgimento e consolidação de pequenos negócios. Este artigo procura, através da análise exploratória dos dados espaciais (AEDE), detectar e entender as interações espaciais presentes no IDMPE do Paraná. Utilizou-se como base de dados os indicadores e índices geral e parciais tratados para os municípios paranaenses nos anos de 2008 e 2009. Os resultados da análise espacial sugerem a presença de auto correlação espacial, indicando a presença de clusters. Tais análises permitem inferir que o desempenho do IDMPE tem uma forte influência de vizinhança, ampliando a abordagem das políticas locais/municipais para ações de desenvolvimento coordenadas no âmbito regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilhelm Eduard Meiners, Universidade Positivo (UP)

Professor Adjunto da Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo (UP) Mestre em Desenvolvimento Econômico pelo PPGDE/UFPR.

Luiz Alberto Esteves, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professor do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná (PPGDE/UFPR), Economista do CADE, Doutor pela Universidade de Siena

Leonardo de Magalhães Leite, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professor Assistente do Departamento de Ciências Econômicas de Campos da Universidade Federal Fluminense (CEC/UFF), Mestre em Desenvolvimento Econômico pelo PPGDE/UFPR

César Reinaldo Rissete, SEBRAE/PR

Gerente de Políticas Públicas do SEBRAE/PR, Mestre em Desenvolvimento Econômico pelo PPGDE/UFPR.

Downloads

Publicado

2015-10-08

Como Citar

MEINERS, W. E.; ESTEVES, L. A.; LEITE, L. de M.; RISSETE, C. R. UMA ANÁLISE ESPACIAL DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL DA MICRO E PEQUENA EMPRESA (IDMPE) DO PARANÁ. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 68–82, 2015. Disponível em: https://www.revistaaber.org.br/rberu/article/view/66. Acesso em: 18 abr. 2024.
Share |