Gastos Domiciliares nas Regiões Metropolitanas: Uma Análise não Paramétrica Kernel usando Dados de Pseudo-Painel

Autores

  • Alexandre Nunes Almeida Universidade de São Paulo
  • Domingos Isaias Maia Amorim Universidade de São Paulo
  • Carlos Roberto Azzoni Universidade de São Paulo
  • Francisco José Silva Tabosa Universidade Federal do Ceará
  • André Luiz Squarize Chagas Universidade São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.54766/rberu.v14i4.700

Palavras-chave:

Dispêndio familiar, Curva de Engel, Modelos Kernel não paramétricos, Dados de painel

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre a parcela despendida entre itens alimentícios (e não alimentícios) e o gasto domiciliar total através de modelos de regressão kernel não paramétricos. Para atender este objetivo, foram utilizados dados de um pseudo-painel construído a partir das Pesquisas de Orçamentos Familiares do IBGE entre 1987 e 2009. Observou-se que os resultados dos modelos paramétricos não se mostraram significativamente diferentes das estimativas médias não paramétricas entre os diferentes grupos de consumo. No entanto, ao analisar as estimativas não paramétricas na forma de percentis, pode-se constatar um impacto substancialmente diferente do gasto total sobre a parcela gasta nos grupos alimentação e saúde e despesas pessoais, mas não nas outras despesas. Ademais, também não se corroborou a hipótese de que o uso de métodos que levem em consideração as características não observadas e invariantes no tempo dos chefes dos domicílios convergiriam para resultados diferentes em relação aos de uma estrutura de dados de corte transversal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Nunes Almeida, Universidade de São Paulo

Departamento de Economia, Administração e Sociologia, Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Economia dos Recursos Naturais e do Meio Ambiente, Economia do Consumidor, mercado de trabalho e Avaliaçao de Impacto.

 

Domingos Isaias Maia Amorim, Universidade de São Paulo

Doutorado Acadêmico em Economia Aplicada (Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo.

Carlos Roberto Azzoni, Universidade de São Paulo

Departamento de Economia, Universidade de São Paulo

Francisco José Silva Tabosa , Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Cîências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (2001), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (2005) e Doutorado em Economia pelo CAEN/UFC (2010). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atuando nas áreas: Economia Agrícola, Avaliação de Políticas Públicas, Finanças Públicas e Desigualdade de Renda e Pobreza. Professor do Programa de Pós Graduação em Economia Rural (PPGER/UFC).

André Luiz Squarize Chagas, Universidade São Paulo

Departamento de Economia, Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2020-10-21

Como Citar

ALMEIDA, A. N. .; AMORIM, D. I. M. .; AZZONI, C. R. .; TABOSA , F. J. S. .; CHAGAS, A. L. S. . Gastos Domiciliares nas Regiões Metropolitanas: Uma Análise não Paramétrica Kernel usando Dados de Pseudo-Painel. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 14, n. 4, p. 574–600, 2020. DOI: 10.54766/rberu.v14i4.700. Disponível em: https://www.revistaaber.org.br/rberu/article/view/700. Acesso em: 18 abr. 2024.
Share |

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)