EFEITOS DA LIBERALIZAÇÃO COMERCIAL, DO CONSUMO E DAS MUDANÇAS TECNOLÓGICAS NA ESTRUTURA DO EMPREGO INDUSTRIAL NO BRASIL, POR NÍVEL DE QUALIFICAÇÃO

Autores

  • Katy Maia Universidade Estadual de Londrina
  • Rossana Lott Rodrigues
  • Antonio Carlos Moretto
  • Eduardo Turquino Costa

Resumo

Nas últimas décadas o mercado de trabalho no Brasil passou por importantes modificações, referentes à geração de emprego e ao perfil de qualificação da mão de obra. Tais alterações relacionam-se, principalmente, com a liberalização comercial e a modernização das empresas nacionais. Este artigo tem como objetivo analisar estas mudanças no período 1985-2003 e verificar como elas atingiram os postos de trabalho, por grau de qualificação da mão de obra, e o emprego industrial, este caracterizado como absorvedor de novas tecnologias poupadoras de mão de obra. A metodologia adotada permite obter os efeitos do consumo, do comércio internacional e da mudança tecnológica no emprego industrial e no emprego do país como um todo, a partir de dados da PNAD e da Matriz Insumo Produto. Como resultado, constatou-se a expressiva mudança na estrutura do emprego, em favor do trabalho qualificado, devida à liberalização comercial, ao consumo e à mudança tecnológica. Na indústria, as alterações foram motivadas, principalmente, pelo comércio exterior e pelas mudanças tecnológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-10-06

Como Citar

MAIA, K.; RODRIGUES, R. L.; MORETTO, A. C.; COSTA, E. T. EFEITOS DA LIBERALIZAÇÃO COMERCIAL, DO CONSUMO E DAS MUDANÇAS TECNOLÓGICAS NA ESTRUTURA DO EMPREGO INDUSTRIAL NO BRASIL, POR NÍVEL DE QUALIFICAÇÃO. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 58–78, 2015. Disponível em: https://www.revistaaber.org.br/rberu/article/view/87. Acesso em: 28 mar. 2024.
Share |

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)