ANÁLISE DO ÍNDICE DE GINI NOS MUNICÍPIOS DE SANTA CATARINA EM 2000 E 2010: UMA ABORDAGEM EXPLORATÓRIA DE DADOS ESPACIAIS

Autores

  • Cleverson Neves Universidade Estadual de Londrina
  • Marcia Regina Gabardo da Camara
  • Umberto Antonio Sesso Filho
  • Emerson Guzzi Zuan Esteves
  • Márcio Marconato

Resumo

O objetivo do presente estudo é analisar a distribuição espacial do índice de Gini nos municípios de Santa Catarina nos anos de 2000 e 2010. A metodologia utilizada foi a análise exploratória de dados espaciais com enfoque no mapa de desvio-padrão, I de Moran Global (para verificar a autocorrelação espacial) e o I de Moran Local (identificar a existência de clusters). No mapa de desvio-padrão, foi possível observar que, no período de uma década, ocorreu redução da desigualdade de renda nos municípios catarinenses, pois o índice de Gini médio passou de 0,52 em 2000 para 0,44 no ano de 2010. O coeficiente I de Moran Global mostrou que havia autocorrelação espacial positiva nos dois períodos analisados, sugerindo que os municípios com elevada concentração de renda estavam cercados por vizinhos na mesma situação e as unidades com baixa concentração de renda estavam rodeadas por municípios com baixa concentração. Com o I de Moran Local, foi possível verificar que os agrupamentos espaciais com elevada desigualdade de renda foram formados na região Oeste catarinense e as aglomerações com baixa concentração de renda estão situadas predominantemente no Vale do Itajaí.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleverson Neves, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Economia

Teoria Economica

Marcia Regina Gabardo da Camara

Profa. Dra - Mestrado Economia Regional e Urbana – UEL - Universidade Estadual de Londrina

 

Umberto Antonio Sesso Filho

Prof. Dr - Mestrado Economia Regional –UEL - Universidade Estadual de Londrina

 

Emerson Guzzi Zuan Esteves

Doutorando em Economia – UEM - Universidade Estadual de Maringá

Márcio Marconato

Doutorando em Economia – UEM - Universidade Estadual de Maringá

Downloads

Publicado

2016-06-17

Como Citar

NEVES, C.; CAMARA, M. R. G. da; SESSO FILHO, U. A.; ESTEVES, E. G. Z.; MARCONATO, M. ANÁLISE DO ÍNDICE DE GINI NOS MUNICÍPIOS DE SANTA CATARINA EM 2000 E 2010: UMA ABORDAGEM EXPLORATÓRIA DE DADOS ESPACIAIS. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 209–227, 2016. Disponível em: https://www.revistaaber.org.br/rberu/article/view/145. Acesso em: 19 abr. 2024.
Share |

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)