ESTRUTURA SOCIOECONÔMICA, VANTAGENS COMPETITIVAS E PADRÃO REGIONAL: AVALIANDO AS DISPARIDADES DA ZONA DA MATA DE MINAS GERAIS EM 2010

Autores

  • Weslem Rodrigues Faria Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Admir Antônio Betarelli Júnior Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Flaviane Souza Santiago Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Filipe Santiago dos Reis
  • Rosa Lívia Gonçalves Montenegro Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)

Resumo

A estrutura socioeconômica e a dependência espacial são fatores que definem a posição relativa dos centros urbanos e o padrão desigual em uma região. Assim, conhecer esses fatores é útil para a fase inicial de políticas regionais localizadas. A contribuição deste artigo consiste em analisar os fatores característicos dos munícipios localizados na Zona da Mata mineira para o ano de 2010. Para tanto, este trabalho articula a técnica de Análise Fatorial e as técnicas de Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE). São extraídas três dimensões, “Desenvolvimento típico”, “Qualidade de vida” e “Mercado e Serviços”, cujas relações latentes são avaliadas em termos de dependência espacial, inclusive no contexto bivariado. Os resultados alcançados apontam que os efeitos da dimensão “Desenvolvimento típico” são transbordados para os municípios polarizados, o que não ocorre com a dimensão “Mercado e Serviços”. Há evidências de disparidades regionais e de uma estrutura de dependência entre municípios polarizadores e polarizados bem constituída, especialmente em relação aos serviços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Weslem Rodrigues Faria, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Professor da Faculdade de Economia - UFJF

Admir Antônio Betarelli Júnior, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Professor da Faculdade de Economia - UFJF

Flaviane Souza Santiago, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Professora da Faculdade de Economia - UFJF

Filipe Santiago dos Reis

Graduado em Economia - UFJF

Rosa Lívia Gonçalves Montenegro, Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)

Professora do Departamento de Economia - UFSJ

Downloads

Publicado

2018-07-20

Como Citar

FARIA, W. R.; BETARELLI JÚNIOR, A. A.; SANTIAGO, F. S.; DOS REIS, F. S.; MONTENEGRO, R. L. G. ESTRUTURA SOCIOECONÔMICA, VANTAGENS COMPETITIVAS E PADRÃO REGIONAL: AVALIANDO AS DISPARIDADES DA ZONA DA MATA DE MINAS GERAIS EM 2010. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 51–73, 2018. Disponível em: https://www.revistaaber.org.br/rberu/article/view/270. Acesso em: 28 mar. 2024.
Share |