Matriz interestadual de insumo-produto para o Brasil, 2019

Autores

  • Eduardo Amaral Haddad Universidade de São Paulo (USP)
  • Inácio Fernandes de Araújo Universidade de São Paulo (USP) https://orcid.org/0000-0003-4737-2963
  • Ademir Rocha Departamento de Economia, Universidade Federal do Amazonas
  • Vinicius de Almeida Vale Departamento de Economia, Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.54766/rberu.v19i4.1225

Palavras-chave:

Matriz interestadual de insumo-produto, IIOAS, Comércio inter-regional, Contas socioambientais, Brasil

Resumo

Este artigo apresenta a construção da Matriz Interestadual de Insumo-Produto do Brasil para 2019, atualizando a versão anterior para 2011 publicada na Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos. A nova matriz incorpora avanços metodológicos e amplia a base de dados, refletindo mudanças estruturais nas economias estaduais e suas inter-relações. Utiliza-se o método Interregional Input-Output Adjustment System, que integra informações oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística com técnicas não censitárias para estimar fluxos de comércio interestadual e relações intersetoriais, garantindo consistência com a matriz de insumo-produto nacional. O sistema abrange 128 produtos, 68 setores e as 27 unidades da federação, incorporando também contas socioambientais (ocupações, emissões de CO2, consumo de energia e uso de água). Os resultados oferecem uma base de informação robusta para análises regionais e simulações de políticas públicas, contribuindo para o avanço da Ciência Regional no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inácio Fernandes de Araújo, Universidade de São Paulo (USP)

Pesquisador de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador do Núcleo de Economia Regional e Urbana (NEREUS/USP) e do Laboratório de Análises Territoriais e Setoriais (LATES/UFJF). Possui o título de doutor em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE/UFJF), de mestre em Economia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e de graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi Pesquisador Visitante no Núcleo de Economia Regional e Urbana (NEREUS) na Universidade de São Paulo, Brasil, e no Regional Research Institute (RRI) na West Virginia University (WVU), Estados Unidos, durante o doutorado (2016 e 2017). Sua principal linha de pesquisa inclui-se na área de economia aplicada, com ênfase na análise regional. Possui experiência na formulação, implementação e aplicação de modelos econômicos, especialmente modelos de insumo-produto, equilíbrio geral computável e econométricos, com foco na avaliação e formulação de políticas.

Downloads

Publicado

2025-10-15

Como Citar

HADDAD, E. A.; ARAÚJO, I. F. de; ROCHA, A. .; VALE, V. de A. Matriz interestadual de insumo-produto para o Brasil, 2019. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 19, n. 4, p. 607–638, 2025. DOI: 10.54766/rberu.v19i4.1225. Disponível em: https://www.revistaaber.org.br/rberu/article/view/1225. Acesso em: 30 jan. 2026.
Share |