Os Custos de Comércio sobre as Exportações das Regiões do Brasil: Análise através de Painel Gravitacional no Período de 2006 a 2015

Autores

  • Angel Maitê Bobato Universidade Federal de Santa Maria
  • Paulo Ricardo Feistel Universidade Federal de Santa Maria
  • André Filipe Zago de Azevedo Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.54766/rberu.v14i2.595

Palavras-chave:

Custos de comércio, Regiões do Brasil, Agropecuária, Manufatura

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar os efeitos dos custos de comércio sobre as exportações de produtos agropecuários e manufaturados das regiões do Brasil, no período de 2006 a 2015. Para isso, foi utilizado o custo bilateral total de comércio entre o Brasil e os seus parceiros comerciais, desagregado em custos tarifários e não tarifários calculados pela equação invertida de Novy e obtidos no site da Economic and Social Commission for Ásia and the Pacific (ESCAP). Além disso, foram utilizados como custos os números de documentos e o tempo em dias necessários para a comercialização de produtos, obtidos no Doing Business. O método de análise utilizado foi o modelo gravitacional aumentado do comércio estimado por meio do PPML - efeitos fixos, com uma amostra de 86 parceiros comerciais, que representaram cerca de 90% das exportações das regiões brasileiras, no período de 2006 a 2015. Os resultados obtidos evidenciaram efeitos diferentes dos custos de comércio sobre os setores agropecuários e manufaturados e sobre as regiões brasileiras, verificou-se ainda que os custos tarifários pouco afetaram as exportações na maioria das regiões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angel Maitê Bobato, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Economia e Desenvolvimento da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).  

Paulo Ricardo Feistel , Universidade Federal de Santa Maria

Professor Associado do Departamento de Economia e Relações Internacionais e do Programas de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

André Filipe Zago de Azevedo , Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Downloads

Publicado

2020-10-21

Como Citar

BOBATO, A. M.; FEISTEL , P. R. .; AZEVEDO , A. F. Z. de . Os Custos de Comércio sobre as Exportações das Regiões do Brasil: Análise através de Painel Gravitacional no Período de 2006 a 2015. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 236–271, 2020. DOI: 10.54766/rberu.v14i2.595. Disponível em: https://www.revistaaber.org.br/rberu/article/view/595. Acesso em: 28 mar. 2024.
Share |

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)